02 - IA, timing, tracking e mais IA.
Não tem como fugir, o tema principal dessa semana é IA mesmo, não tem jeito.
Oi, Rapha aqui! Separei alguns conteúdos que eu gostaria de ter recebido na minha caixa de email, espero que goste! 👋
Vamos lá
OpenAI vai dominar o mundo? Vou perder meu emprego para o chatGPT ou ele será meu amigo que ajuda na produtividade?
Bom, essas respostas eu não tenho. Mas garanto que precisamos ficar de olho em todo esse movimento. 👀
Produtos digitais 👨💻
Você sabe mesmo qual canal fez seu cliente converter?
Parece fácil: configura sua conta no Google Analytics ou similar, instala o pixel de tracking no seu site/produto e pronto! É só acompanhar diariamente métricas naquele dashboard bonitão e entender qual canal converte mais clientes! Só que não.
Seu usuário converteu hoje vindo do Google CPC. Mas você sabe quantas vezes ele acessou antes disso vindo de um anúncio do Instagram Ads?
Pessoas usam celular, desktop do trabalho, notebook de casa… Você consegue mesmo medir esses acessos da mesma pessoa em diferentes dispositivos?
Dificuldade de tracking é tendência global: mudanças no iOS 14, fim do tracking via utm para mail no iOS, fim dos third party cookies…
E agora, como vamos segmentar o público dos nossos produtos? Também não sei. 🤷
Mas existe uma proposta interessante chamada marketing mix modeling, que você pode entender mais aqui.
Você já invalidou um produto/feature?
Invalidar um produto é como começar a fazer academia.🤓💪
Depois da primeira vez, você carrega a dor por alguns dias. 😵💫
Na segunda vez, ainda sente bastante, mas já percebe que consegue de recuperar mais rápido.🙁
Depois da 4a vez, vc entende que fez o seu melhor e está pronta para a próxima vez. 🥲
Então, continue invalidando produtos que não fazem sentido (e indo na academia). Às vezes pode parecer que não, mas bem provavelmente você está indo num bom caminho.
Outros bons conteúdos:
Um guia sensacional sobre Product Discovery, isso não sai dos meus favoritos: https://medium.com/skutalab/product-discovery-valida%C3%A7%C3%A3o-de-ideias-um-roteiro-pr%C3%A1tico-59089ba00b36
Shape up: uma alternativa ao scrum: https://engsoftmoderna.info/artigos/shape-up.html
Startups e negócios digitais 🤓
Banco diferentão deixa o Brasil
Não, não foi o Nubank.
O banco alemão N26 que chegou tentou emplacar o termo “fincare” aqui no Brasil resolveu encerrar as operações país depois de 2 anos.
Obviamente, não sei o que aconteceu nos bastidores, mas olhando de fora me passam algumas coisas pela cabeça:
Timing é importantíssimo 🕟
O cenário de atuação das fintechs já não é mais o mar azul que foi um dia. Tendo empresas como Nubank, Neon, Iti, Picpay, Inter, [seu neobank preferido aqui], porque ainda teria espaço para o N26? Será que se eles tivessem chegado antes teria obtido mais sucesso?
Diferencial / vantagem competitiva
Por que eu deveria ser cliente do N26, qual era o diferencial deles aqui no Brasil?
Outro cartão de crédito de fácil aprovação? Melhor experiência do cliente versus os bancões? Ser uma fincare(???) ? 🤔
Eles até tentaram uma coisa que achei bem interessante, uma proposta de rendimento de conta digital diferente chamada Spaces:
“…a partir de R$ 35 em qualquer Space, ele já vai começar a render 100% do CDI a cada dia útil. Com o Modo N, esses 100% do CDI podem chegar a até 200%. A cada R$ 100 gastos no Cartão N26, você soma 1% de rendimento no CDI do mês seguinte." - Site do N26
Sem contar a dúvida sobre a viabilidade de sustentar isso a longo prazo, tem uma questão importante antes disso: cerca de 43% da população brasileira está endividada, será que estamos mesmo preocupados com o rendimento do CDI do nosso dinheiro (que dinheiro?)? 💸
Ok, talvez o público do banco era classe A, B… Mas será que não foi um diferencial muito nichado?
Como eu disse, tudo isso é minha leitura olhando de fora. Para fins de aprendizado, adoraria ter uma visão de alguém que participou desse desafio, se você é um desses me dá um alô!
Outros bons conteúdos:
Na última edição eu falei sobre “defaults“. Se quiser saber mais sobre o tema, recomendo demais esse post sobre The power of defaults, que fala um pouco sobre essa aplicação nas big techs.
Pausa rápida: se você ainda não está recebendo a news em seu email não se preocupe, o botão abaixo resolve o seu problema:
Tecnologia 🤓
Ok, todo mundo já viu as novidades anunciadas no OpenAI DevDay. De todas elas quero destacar especificamente uma: GPT Store. 🤖
Quando a internet ficou mais acessível aqui no Brasil, todo nerd queria criar um site.
Quando a febre de apps começou, criar um site não era mais tão atrativo. Mesmo que o site resolvesse as necessidades, todo mundo queria um app porque sim e é isso (nerds e empresas).
Há pouco tempo começou o boom dos chatbots de whatsapp (ainda sem AI). Alguns apostaram que era o futuro, ninguém mais iria acessar sites ou baixar apps.
E de repente: GPT Store! Agora você pode desenvolver algo usando como base o app mais hypado do momento.
Uma oportunidade? Com certeza! A hora é agora (já falamos de timing hoje).
Do resto, só tenho dúvidas e ansiedade: como vai funcionar a monetização desses GPTs? Posso vender meus produtos/serviços dentro desse chat? Vai ter assinatura? Como rankear meu GPT na store? Eles vão dominar o mundo? 🤖
Outros bons conteúdos:
Lista de GPTs disponíveis para uso, divididos por categorias e com uma simples explicação sobre cada uma: https://github.com/Anil-matcha/Awesome-GPT-Store;
Postman no Vscode - agora você não precisa abrir 2 apps: https://blog.postman.com/introducing-the-postman-vs-code-extension/
Gostou?
Então compartilha com quem você acha que também vai gostar:
Obrigado por passar por aqui. Até mais! 👋