06 - Alguém salve a inovação! Uma má decisão técnica pode arruinar tudo.
Por um lado, refletindo sobre onde estão as grandes inovações. Por outro, sabendo que nem sempre é hora de inovar.
Oi, Rapha aqui! Separei alguns conteúdos que eu gostaria de ter recebido na minha caixa de email, espero que goste! 👋
Vamos lá
O ano ainda não acabou, tá?! Ainda temos muitos dias para o Sam Altman mudar de emprego mais algumas vezes e o Elon Musk twittar algumas polêmicas.
Startups, produtos e negócios digitais💰
Inovação disruptiva. Quem, como, onde, quando?
Basta rolar o feed do LinkedIn e veremos muita inovação e disrupção por aí.
Workshops de inovação, cursos, posts, palestras, profissionais, teorias, fórmulas, do's and don’ts… Mas produtos e serviços realmente inovadores, quase não tenho visto!
A inovação já é uma buzzword antiga, e claro, não é algo simples, fácil ou rápido de ser feito, além de que não existe a fórmula mágica para fazer isso, e o sucesso é relativo.
“Inovação é a introdução de algo novo, seja um produto, serviço, processo ou ideia. É importante para o crescimento econômico e social, pois ajuda a criar novos empregos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida.“ - Fonte: Google Bard
“Inovação é o processo de introduzir melhorias por meio de novas ideias, tecnologias ou métodos, impulsionando o crescimento e a competitividade em diversos setores. Vai além da criação, envolvendo a efetiva implementação de mudanças.” - Fonte: ChatGPT
Além das definições básicas, existe uma divisão entre tipos de inovação: incremental, radical e disruptiva.
Existem diferentes visões e materiais sobre o tema e eu acredito que essa definição não é um consenso universal (assim como o termo startup), mas de certa forma todas as definições direcionam para algo próximo com características semelhantes.
Mas, independente do que é inovação no detalhe, qual foi o último produto e/ou startup realmente inovador que você viu?
Provavelmente, você pensou em ChatGPT e LLMs, certo? Bom, eu também 😅. Mas saindo do mundo da IA, o que mais?
Quais empresas são realmente inovadoras?
Uber - Bom, carros com motoristas particulares já existiam. E eu também já podia solicitar um desses a distância (telefone). Talvez a grande jogada foi usar um modelo de negócio de plataforma (que também já existia).
Mas, então, o quanto que o Uber foi realmente uma inovação? Foi uma inovação radical, ou apenas incremental? Outra coisa: o Uber já tem mais de 10 anos desde sua fundação.
Airbnb - Será que ninguém nunca tinha alugado um quarto para um amigo de um amigo? Classificados online já não existiam? Sem dúvida uma startup genial, mas, de 0 a 10, quão inovador isso foi?
E pensando em Brasil, fica um pouco mais difícil, mas vamos pensar no caso mais óbvio:
Nubank - Um banco. Ok, o cartão roxo foi novidade, pedir por aplicativo também. Mas bancos e cartões de crédito já existiam, a cor roxa também. Um ótimo atendimento ao cliente infelizmente é raríssimo, mas existe.
Talvez o fato de “não ter agências” tenha sido o fator mais inovador. Ok, é válido!
Não tenho dúvidas sobre a qualidade, impacto e excelência de todas essas empresas listadas acima. Mas minha provocação é: onde está a inovação disruptiva que vai mudar o mundo? Principalmente olhando para o Brasil.
Alguém conhece um verdadeiro inovador?
Onde estão as Tesla, Neuralink, OpenAI brasileiras? Ou pelo menos com essa ambição?
Onde estão os “Ricky e Morty”, “Dr. Emmet Brown “ (de volta para o futuro), Henry Ford, onde fica o “Laboratório de Dexter“?
Por que “mais uma fintech” está entre as 6237 (digite seu número) mais inovadoras do país? A gente precisa mesmo de mais um banco? Blockchain de novo, pra resolver o que mesmo?
Será que inovação virou sinônimo de lucro? Qualquer startup que usa uma buzzword na descrição é inovadora?
Eu acredito que, normalmente, os inovadores são realmente aqueles com as ideias mais malucas e improváveis, você tem visto isso por aí?
Bom, e você aí? Tem conseguido contribuir para algo minimamente inovador, ou está preso em mais do mesmo?
Ok, se pesquisarmos com mais afinco encontraremos startups incríveis com propostas inovadoras. Porém são poucas e não ganham tanta visibilidade.
Minha provocação final é: que nos próximos anos o ecossistema abrigue mais inovadores e menos holofotes.
Outros bons conteúdos:
Pausa importante: se você ainda não está recebendo a news em seu email não se preocupe, o botão abaixo resolve o seu problema:
Tecnologia 🤓
Decisões de tecnologia: mais razão e menos emoção
Nós, de tecnologia, adoramos uma novidade, né?!
Uma nova linguagem de programação, um novo framework, uma nova ferramenta, um novo paradigma de programação… Muitas vezes são até “coisas velhas com roupagem nova”, mas a gente adora! 🤩
Porém, o mundo real é cruel. Tomar decisões impulsionadas pelo entusiasmos tech pode ser um grande erro (e caro).
Durante essa semana tive a missão de decidir qual stack vamos usar em um novo projeto, como tinha um tempinho a mais resolvi sair da zona de conforto e pesquisar um pouco antes de tomar qualquer decisão.
Tempo é dinheiro. Na última edição da news falei sobre algumas ferramentas low code que estava avaliando, exatamente para esse projeto. Cheguei a escolher aquela que parecia atender melhor minhas necessidades, mas… Bateu a responsabilidade (ufa) e me fiz algumas perguntas:
Essa ferramenta tem quantos anos de “idade”?
Qual o tamanho da comunidade (fóruns, vídeo aulas, cursos, etc)?
É uma ferramenta familiar entre os desenvolvedores, para que eu possa trocar ideias, pedir ajuda ou mesmo contratar alguém para o projeto?
Qual é a criticidade do meu projeto? Quanto posso me dar ao luxo de cometer erros, reiniciar ou mudar de tecnologia no meio do caminho?"
Bom, como vocês devem imaginar, mudei de ideia e voltei para o básico, o bom e velho Wordpress (sim, você leu certo). 😜
O Wordpress tem 20 anos de idade, é o sistema usado em cerca de 42% dos sites da internet (top 1), tem uma comunidade robusta de desenvolvedores, muito conteúdo na internet, milhares de plugins e algo que também pesa bastante: já é uma tecnologia familiar para mim.
É tão emocionante quanto utilizar uma nova tecnologia com um proposta diferenciada? Certamente não.
Isso me dá mais segurança sobre o projeto que está por vir? Sem dúvida.
As novas ferramentas ficam para projetos pequenos e/ou pessoais, enquanto não passam ela prova do tempo.
Nem sempre é hora de usar aquela coisa nova que você tanto queria testar. Sad but true.
Outros bons conteúdos:
Gostou?
Então compartilha com quem você acha que também vai gostar:
Por hoje é só! Caso ainda não tenha visto as últimas edições dessa newsletter, corre lá:
Obrigado por passar por aqui. Até mais! 👋