08 - GPT Store é para poucos e como está o mercado tech em 2024
Se eu fosse o Sam Altman teria feito diferente com a estratégia da GPT Store. Ou na verdade, se eu fosse ele talvez a OpenAI nem teria sido lançada. 😂
Oi, Rapha aqui! Separei alguns conteúdos que eu gostaria de ter recebido na minha caixa de email, espero que goste! 👋
Vamos lá
Sim, essa ainda é a primeira edição de 2024. Mas a escassez de news é por um bom motivo: “muito trabalho". Às vezes faz bem, né?!
Startups, produtos e negócios digitais💰
Por que eu acho que a GPT store não vai emplacar (ainda)
Quando a GPT Store foi anunciada fiquei bem empolgado, falei um pouco sobre isso na edição 02, mas hoje o sentimento é bem diferente.
Ao contrário do alvoroço que os lançamentos da OpenAI Devday causaram, a GPT Store chegou sem muito alarde, pelo menos aqui no Brasil.
O motivo de todo esse silêncio? Os GPTs (os apps da OpenAI) estão disponíveis apenas para assinantes do chatGPT, que pagam cerca de R$ 98,80 mensalmente na cotação atual do dólar.
Isso faz com que o acesso a store seja mega restrito, afinal, sabendo da nossa realidade aqui no Brasil entendemos que nem todo mundo pode investir R$ 100 mensais nessa assinatura. 💸💸
O problema disso é que eles estão perdendo uma ótima oportunidade de se aproveitar do poder do efeito de rede vindo das plataformas, aquele mesmo usado pela App Store e Android.
Esse poder traz crescimento exponencial através do valor gerado por cada "nó” da plataforma: quanto mais usuários, mais pessoas criam GPTs e quanto mais GPTs, mais pessoas usam a ferramenta.
Você, desenvolvedor, vai investir tempo criando seu GPT sabendo que a maioria das pessoas não vai poder usar? E você usuário, vai contar pro seus amigos sobre o GPT incrível que descobriu, sabendo que provavelmente ele não é um assinante? 🤔
Gosto bastante desse tema, e pra quem quiser saber mais sobre eu indico o livro Plataforma: a revolução da estratégia.
Mas bom, se é uma oportunidade tão grande, porque a OpenAI não está aproveitando? Não sei, mas tenho alguma hipóteses:
É apenas um modelo inicial, e nos próximos meses vão abrir a store.
Existe uma necessidade de incentivar as assinaturas, por isso não faz sentido abrir a store.
Talvez não tenham capacidade / infra estrutura para atender a quantdade de pessoas que usaria se o serviço fosse grátis.
Provavelmente tudo foi bem pensado e não é apenas um vacilo deles, mas particularmente acredito que poderiam ter feito de formas melhores, por exemplo:
Limitar a quantidade de GPTs que podem ser usados na conta free;
Limitar quantidade de mensagens e/ou dias de uso;
Ter GPTs free e GPTs pagos.
De qualquer forma, vamos acompanhar os próximos capítulos. 👀
Outros bons conteúdos:
Pausa importante: se você ainda não está recebendo a news em seu email não se preocupe, o botão abaixo resolve o seu problema:
Tecnologia 🤓
Alguém realmente sabe dizer como está o mercado tech?
Eu tenho essa dúvida.
Por muito tempo consegui acompanhar um pouco das “ondas" e momentos do mercado através de notícias e conversas com pessoas da área. Mas hoje confesso que estou com um pouco de dificuldade. Explico o motivo:
Matérias dizem que o mercado está aquecido:
Fique atento, nos próximos dias existem grandes chances de que você veja uma notícia com título semelhante a este: “Mercado de tecnologia abrirá 82378 mil de vagas em 2024“.
Redes são uma vitrine de “sofri layoff” e “open to work há N meses“
Você também fica sabendo dos layoffs que ainda estão ocorrendo por aí, né?
Basta descer um pouco o feed do Linkedin e vai encontrar algumas pessoas movimentando o perfil usando o selo Open to work.
Todo dia tem alguém indicando amigos para oportunidades nos grupos de whatapp.
Dependendo do dia, chega a ser desesperador.
IA e low code vão acabar com os programadores
Não precisa mais saber codar, low code resolve o caso de muitas empresas - dizem alguns.
Low code é coisa do passado, agora a IA já cria sites e aplicativos, a carreira dos desenvolvedores está com os dias contados - dizem alguns outros entusiastas.
O fato é que, não é raro ver alguém “matando” a profissão dos programadores.
E aí, qual é a real situação?
Claro que existem diferentes visões sobre o mercado atual, isso é compreensível e saudável.
Porém eu acredito que tem um outro fator nada legal que tem embaçado essa visão de como está o mercado:
Preste atenção nas matérias, muitas vezes o estudo/empresa citada vende cursos, consultorias e/ou tem algum outro interesse em trazer mais pessoas para o mundo de tecnologia. Isso quando não tentam vender um curso diretamente no meio do conteúdo. Nada contra cursos, mas às vezes queria ler uma simples notícia com uma visão imparcial. 🗞️
O Linkedin pode ser um termômetro, mas claro que nossa rede não reflete 100% do mercado, vale um cuidado. Até porque, muitos de nós não conseguimos movimentar as redes quando o trabalho está tomando 8 horas ou mais dos nossos dias, e acabamos só movimentamos mesmo quando estamos novamente disponíveis para oportunidades. 🌐
Cuidado com os sensacionalistas. Assim como as matérias, muito provavelmente quem disse alguma destas coisas também quer te vender algum curso, ebook ou similar. Eu ouço que a carreira de programador vai acabar desde que comecei (
não vou falar quantos anos, mas já faz tempo, tá?!). 👨💻
Sabendo de tudo isso, espero que esse texto tenha te ajudado a ficar um pouco mais calmo (ou não) quando se deparar com conteúdos como esses que citei.
E, no fim, como está o mercado? Sei lá…
Outros bons conteúdos:
Gostou?
Então compartilha com quem você acha que também vai gostar:
Por hoje é só! Caso ainda não tenha visto as últimas edições dessa newsletter, corre lá:
06 - Alguém salve a inovação! Uma má decisão técnica pode arruinar tudo.
05 - Troquei uma IA pelo tradicional. 3 ferramentas low code não tão populares
Obrigado por passar por aqui. Até mais! 👋