09 - SEO do Google vs OpenAI | SEO do futuro | AI a favor dos desenvolvedores.
Seria o Google a nova enciclopédia (aposentado)? Como será o SEO do futuro? Aproveite o poder da sua amiga AI.
Oi, Rapha aqui! Separei alguns conteúdos que eu gostaria de ter recebido na minha caixa de email, espero que goste! 👋
Vamos lá
Finalizamos o dia 94 de Janeiro de 2024, que venha o carnaval para que o ano comece oficialmente. 😅
Startups, produtos e negócios digitais💰
O Google não vai morrer!
Isso aí, apesar da imagem curiosa do sr. Google dinossauro, nada de título sensacionalista. Apesar do meteoro OpenAI, não acho que esse gigante das buscas vai morrer. ☄️
Mas bom, voltando um pouquinho no tempo, outras “raças” não tiveram tanta sorte.
Acredite se quiser, mas houve um tempo que fazer uma pesquisa como “qual foi o dinossauro mais alto do mundo” levaria dias ou semanas (a resposta é Sauroposeidon - fontes OpenAI E Google).
Era preciso ir presencialmente a uma biblioteca, encontrar diversos livros, e procurar em cada um, virando página por página, usando no máximo um sumário (não tinha ctrl+f !!!). 😱
Pensar que hoje temos essa reposta em alguns segundos utilizando um dispositivo que podemos levar no bolso é um avanço absurdo, não é mesmo?!
Basta uma pesquisa no Google e recebemos a resposta, incrível. Não pode ficar melhor, né?! Bom… Parece que pode.
A melhor experiência é questão de perspectiva
Dizem que por volta do ano de 1885 as pessoas estavam satisfeitas com suas carroças, tudo que elas queriam eram carroças mais velozes. Até que uma galera veio com um tal de automóvel, e então as carroças já não pareciam tão boas.
Eu não via muita gente reclamando dos resultados do Google, eu mesmo achava ok, até que o chat GPT chegou servindo para responder perguntas e ajudar em pesquisas, escancarando um problema do buscador que era pouco percebido, ou pelo menos que era ignorado por todos nós: a baixa qualidade das páginas de respostas. 🔎
O tema de SEO (Search Engine Optimization) para o Google ganhou muito espaço nos últimos anos, afinal, quem não aparecer na página 1 do buscador em determinadas busca, para receber milhões de acessos grátis?
O problema é que mesmo com tantos updates e mudanças, o algoritmo não necessariamente tem conseguido mostrar os melhores resultados, afirmação que foi reforçada por um estudo alemão sobre SEO. 🔬🕵🏼♂️
Você já deve ter percebido que muitas das suas buscas resulta em te direcionar para sites como:
1. Saiba o que é termo_pesquisado;
2. Entenda como funciona termo_pesquisado;
3. Guia definitivo sobre termo_pesquisado;
4. Saiba tudo sobre termo_pesquisado em 2024;
Todos os sites mais ou menos com aquele padrão de organização textual e hierarquia das informações, quantidade de caracteres e parágrafos semelhantes…
São os melhores conteúdos? Provavelmente não. São os que foram mais bem trabalhados para SEO? Com certeza. (Não vou falar dos artigos que tentam te vender um curso 7x em menos de 2 minutos de leitura).
E se você não ficar satisfeito com o resultado? Tenta a sorte com uma nova pesquisa, e ainda com grandes chances de receber alguns resultados iguais.
Já no chat GPT, a resposta provavelmente será algo como: "Certo, aqui estão algumas informações sobre termo_pesquisado". (Isso ainda sem considerar técnicas mais avançadas de prompt). 🤖
Em poucas linhas eu já tenho algum entendimento sobre o assunto, o suficiente para que eu possa continuar fazendo perguntas para o chatGPT, tendo uma sequência na minha pesquisa (ao contrário do Google), sem precisar ficar encarando aquelas estruturas de post SEO, com tópicos pré definidos.
Para nós, que trabalhamos no meio digital, é interessante viver essas movimentações:
Presenciar uma das maiores e mais promissoras empresas do mundo precisando se reinventar rapidamente devido a uma empresa que tem menos da metade da sua idade;
Ver a mudança de hábitos das pessoas acontecendo, uma mudança de um costume que já tem décadas (consulta uma IA generativa ao invés do Google);
Saber que talvez a gente não tenha conseguido surfar a onda do SEO, mas chegou a onda da IA generativa;
E o SEO do futuro?
Mas então, como será o "SEO do futuro”?
Será que daqui pra frente SEO vai ser mesmo dentro do Tiktok (ou da próxima rede a bombar), como alguns tem falado por aí?
Se todos estão buscando no chat GPT, como fazemos pra que as respostas sejam baseadas nos conteúdos dos sites da nossa empresa ao invés da empresa concorrente? Será que vamos ter a OpenAI Ads?
Se o Google conseguir emplacar o Bard, ele vai responder as mesmas páginas que rankeam bem no SEO? Se mudar o algoritmo, será que a IA vai ser inteligente o suficiente pra não cair nesse monte de “template" de posts otimizados para. os buscadores?
Bom, acho que vou trocar uma ideia com o chat GPT e ver se ele me dá uma luz.
Outros bons conteúdos:
Não importa se você pesquisa no Chat GPT, no Google ou no Bing. O botão para você receber as próximas edições é esse aqui para todos:
Tecnologia 🤓
A IA é amiga, não inimiga!
Já cansamos de ver aquele monte de discussões sobre como a profissão do programador vai acabar, como as máquinas vão substituir todos os times de engenharia, blablabla.
Mas mesmo sem tentar fazer previsões para o futuro, não podemos ignorar o presente: a IA chegou pra ficar. E isso pode ser bom.
Não importa o quanto você goste de tecnologia, exceto em etapas de aprendizado, tenho certeza que na maioria dos projetos você, desenvolvedor, pegou uma estrutura pronta para usar. 👨💻
Seja de um projeto antigo, um boilerplate, um código de algum blog, ou mesmo começar usando um framework que abstrai muita coisa.
Vamos lá, tem muita coisa chata de se fazer, que leva muito tempo. Gostamos de tecnologia, mas não somos malucos.
Tá, mais o que isso tem a ver com IA? Tudo!
AI senior developer
Ok, não conseguimos (ainda) realizar aquele sonho de dizer “crie um app igual ao da Uber” e receber todo o código prontinho🪄. Mas podemos fazer isso em alguns trechos.
Sabe todas aquelas pesquisas que você fazia no Google, e copiava se baseava em alguns código de fóruns e artigos? Agora você pode pedir para a IA te ajudar:
"Faça um loop no array meuArray e retorne apenas os itens onde item.idade maior que 18 e menor do que 100, ordenados de forma descrescente.”
“Execute a função nomesAleatorios e teste o retorno usando uma regex que retorne true caso seja um nome composto, senão execute a função novamente”
Te ajudaria receber esses resultados em questão de segundos? Pois é, ajuda sim!
Tenho usado o chat GPT e o Amazon CodeWhisperer como copilots, e notei um grande ganho de velocidade enorme em algumas tarefas específicas. ⏱️💨
Veja que isso nem ao menos reduz a importância do desenvolvedor, afinal, é necessário saber “conversar” com a máquina, o famoso saber pedir.
Aquele seu amigo sabe tudo virou um chat
Sempre que bate aquela dúvida, desde as mais complexas até aquela coisa mais básica que as vezes dá um branco, é sempre bom ter um amigo experiente pra pedir ajuda né? Ou às vezes só para trocar uma ideia.
Sim, em algumas vezes nossos amigos ainda podem ajudar, para todas as outras existem as IAs (quem pegou a referência entregou a idade 👴🏼).
Para tirar dúvidas, me explicar trechos de algum código ou mesmo me ajudar a entender porque ocorreu uma Exception na linha 5163, tenho usado muito o chat GPT e o Amazon Q. 🤖
Agora aquela desculpa de “depois eu pesquiso o que faz essa função” acabou, a resposta está mais simples e rápida do que nunca, e vai de nós utilizar esse poder para evoluir mais rápido como profissionais. 🚀
Então, para de gastar tempo nas previsões do futuro e aproveita o poder das IAs para te ajudar a avançar mais rápido e criar projetos melhores.
Outros bons conteúdos:
Gostou da leitura?
Então compartilha com quem você acha que também vai gostar:
Por hoje é só! Caso ainda não tenha visto as últimas edições dessa newsletter, corre lá:
08 - GPT Store é para poucos e como está o mercado tech em 2024
06 - Alguém salve a inovação! Uma má decisão técnica pode arruinar tudo.
05 - Troquei uma IA pelo tradicional. 3 ferramentas low code não tão populares
Obrigado por passar por aqui. Até mais! 👋